Migração

Detalhe do serviço de Migração

Detalhe do serivço de Migração
Topo

Detalhe do serviço de Migração

O serviço de migração de workloads de TI da Nextios oferece segurança, governança e a experiência de uma equipe certificada e multidisciplinar às empresas no Brasil que buscam por um parceiro reconhecido e certificado pela AWS – Amazon Web Services para diagnosticar, planejar, executar com as melhores práticas de governança e documentação.

Garanta o melhor planejamento e execução da migração do seu ambiente, com investigação sólida e documentação incluindo análise do ambiente atual, mapa de riscos, garantindo solidez, visibilidade e governança na migração para a nuvem.

Vamos construir um futuro mais eficiente, tecnológico e sustentável? Conheça a seguir os Cinco Passos para Migração Eficiente que contemplam o escopo de serviço da Nextios:

PASSO 1: Investigação, Mapa de Riscos e Parâmetos e Re-check técnico e de negócios

Na primeira fase do serviço de migração acontece o mapeamento de desafios e cenários de negócios e tecnologia. As etapas de investigação foram construídas com base na experiência prática e no conhecimento de mercado da equipe multidisdisciplinar da Nextios. Tal conhecimento aliado às principais metodologias do mercado de serviços em tecnologia, e uso de ferramentas reconhecidas, proporcionam os mais altos padrões de entrega e experiência para empresas no Brasil em suas migrações para cloud com abordagem mais tecnológica, eficiente e sustentável.
No processo de investigação acontece o mapeamento de workloads que incorporem uma ou mais aplicações-alvo da migração, em suas diferentes camadas (rede, banco de dados, segurança, entre outros). Esta investigação, contempla o mapeamento de eventuais dependências internas da organização ou com aplicações de terceiros, aprimorando a mitigação de riscos ao gerar uma visão clara da topologia e arquitetura do ponto de partida.
Com este aprofundamento, cada workload e a respectiva aplicação é analisada e classificada com mapeamento de riscos e estruturação de racional para re-check das expectativas do cliente (técnicas e de negócios) frente as descobertas da investigação (due dilligence) para evolução para a próxima fase do serviço de migração Nextios.

PASSO 2: Estratégia de Migração

A partir das evidências, subsídios e revalidações das descobertas no PASSO 1, chega o momento das recomendações de abordagem por workload e aplicação, incluindo priorização validada no mapa de riscos em documentação detalhada entregue ao cliente. O racional de cada recomendação está alinhado às práticas dos 7R´s com possibilidade de uso de uma ou mais metodologias combinadas:

1) Rehosting: abordagem também conhecida como “lift-and-shift”;
2) Replatform: abordagem que inclui transformação de componentes da aplicação;
3) Repurchising: substituição de componetes de tecnologia;
4) Refactoring: a abordagem de “refatoração” envolve a transformação da aplicação parcial ou total de componentes e camadas para evolução em modelo distribuído;
5) Retire: descontinuação parcial ou total;
6) Retain: reter componente/aplicação e não tomar ação de migração dado o risco mapeado;
7) Realocar: migração com realocação de modelo com uso de container ou Vmware on AWS, por exemplo.

Definida uma ou mais estratégia de migração para respectivos workloads e aplicações investigadas, é realizada a documentação e apresentação de arquitetura de referência, como materialização de objetivo de entrega final.
A partir da arquitetura de referência e expectativas de prazo de priorização e entrega (go-live) é realizado o dimensionamento de equipe multidisciplinar, em abordagem e skills, para atendendo às descobertas do PASSO 1 e definições de estratégia de migração para endereçar expectativas e prazos definidos no PASSO 2.

Arquitetura de referência construída e entregue ao cliente, segue as premissas das cinco dimensões ou pilares do AWS Well-Architected Framework garantindo:

  • Excelência Operacional

    para resposta/reação automatizada a eventos

  • Segurança

    entrega de confidencialidade de dados, integridade do ambiente e proteção a ameaças

  • Resiliência

    confiabilidade para rápida recuperação e tolerância a falhas

  • Eficiência de performance

    dimensionamento otimizado de recursos, privilegiando a experiência do usuário

  • Otimização de Custos

    dimensionamento e otimização de recurso com planejamento adequado de cloud economics e finacial ops (FinOps)

PASSO 3: Plano de Projeto e Workshop

O plano de projeto detalha sprints de entrega da estratégia de migração com classificação de workloads e aplicações em grupos, mapeamento de risco, escopo de características do projeto com adicionais de automação CI/CD aderentes ao gerenciamento de ciclo de vida de aplicativos (ALM - Application Lifecycle Management) e integração com dependências internas da organização ou com aplicações de terceiros.

PASSO 4: Execução do Plano de Migração e Go-Live!

A execução do projeto é acompanhada com experientes profissionais que dão visibilidade às sprints definidas no PASSO 3. Ao longo da execução da migração é feito acompanhamento de métricas pré-definidas para cada fase. Confira o modelo de gestão de projetos da NEXTIOS, aplicado no serviço de migração:

PASSO 5: Documentação e Transfer2Run para Gestão Contínua

Ao final da migração, novos testes são realizados com o cliente comparando custo projetado versus custo efetivamente dimensionado pós migração, entrega de documentações geradas em todas as etapas para transfer2run para a operação do cliente, que beneficiada com o conhecimento ao longo do processo e/ou para a operação do cliente em conjunto com o serviço Nextios de Gestão AWS (serviços gerenciados) e evolução contínua com Squad Devops.

Nextios & AWS

A equipe Nextios se orgulha em prover novas experiências e resultados a empresas no Brasil, por meio de soluções de tecnologia. Parceira Advanced da AWS com certificações de competência Storage, MSP e AWS Well-Architected, a Nextios tem a missão de conduzir o mercado para um futuro mais digital, eficiente e sustentável e já construiu inúmeros casos de sucesso ao migrar diferentes workloads de TI para a AWS – Amazon Web Services.

Quer conhecer CASOS DE SUCESSO de empresas que migraram para a AWS com a Nextios?

Interesse em receber uma proposta comercial para sua empresa? FALE COM O TIME NEXTIOS!.

Conheça mais cases da Nextios