Cases

FOURBANK

Criação de workload em nuvem com escalabilidade, otimização de custos e protocolos de segurança avançados.

Saiba mais

Sobre o nosso cliente

A Fourbank Tecnologia, fundada em 2015 em Porto Alegre, atua no mercado financeiro e Fintechs oferecendo serviços e tecnologia com soluções inovadoras e completas. Conta com profissionais com grande experiência no segmento financeiro e em tecnologia da informação. Oferece ampla gama de produtos e serviços aderente às necessidades dos clientes e em conformidade com as normativas do Banco Central (BACEN) e Receita Federal, e possui soluções para empresas que querem se tornar um banco digital, escalar os negócios e otimizar receitas sem perder tempo.

Conheça o case

Compreendendo os desafios e procurando por soluções inteligentes, visamos alcançar o melhor resultado possível.

  • Desafio
  • Solução
  • Benefícios e resultados
  • Desafio

    Com o objetivo de oferecer ao mercado serviços financeiros ágeis e simples, em 2019 a Fourbank criou a PAGME, uma instituição de pagamento, onde os clientes podem realizar suas movimentações financeiras.

     

    Para que esse serviço fosse possível, foi necessário desenvolver uma solução específica de Banking as a Service (Baas), iniciando pela disponibilização de contas digitais, podendo atender a partir da própria instituição de pagamento (PAGME), como, também, oferecer somente a plataforma tecnológica para clientes que possuem suas próprias instituições. Além disso, a equipe interna precisava de apoio técnico e operar com custos reduzidos.

     

    O projeto de desenvolvimento dessa plataforma iniciou-se em maio de 2019 com muitos desafios, já que a equipe interna não possuía o conhecimento técnico aprofundado para aplicar as corretas tecnologias que a solução demandava.

     

    Para resolver essas questões, iniciaram uma busca por um parceiro em nuvem, que pudesse atender os requisitos, chegando à AWS e à Nextios, seu parceiro estratégico.

  • Solução

    A Nextios trabalhou no desenvolvimento e na gestão completa do ambiente em nuvem, para proporcionar escalabilidade e disponibilidade necessárias para sustentar um negócio que buscava atender os requisitos do BACEN, otimizar a gestão de custos, ter mais agilidade, escalabilidade e aumentar os níveis de segurança, gestão e governança.

     

    Iniciando pelo entendimento do ambiente, passando pela compreensão da real necessidade até a medida certa do ambiente e serviços a serem entregues, as etapas foram conduzidas dentro de um projeto, equipe e prazos estabelecidos com clareza entre todos os participantes.

     

    Além dos projetos entregues, a Nextios seguiu prestando Serviços Gerenciados ao cliente para a Sustentação, com suporte às operações do cliente, tanto em seus serviços core e nos legados.

     

    Em uma nova etapa do trabalho, a Fourbank passou a assumir a operação de seus clientes finais que possuem uma operação/infraestrutura própria para rodar as soluções de core financeiro da empresa, necessitando de outro projeto, tendo a Nextios como parceira estratégica, para a migração de novos workloads. O projeto desenvolvido – com apoio da Nextios tanto no desenho da arquitetura e na definição dos serviços a serem usados, quanto na implementação, migração e sustentação dos novos serviços – buscou oferecer uma nova solução, com uma arquitetura que se integrasse com as soluções SaaS da Fourbank (que está hospedada na AWS), para promover a redução de custos para o cliente final.

     

    Serviços utilizados nesse novo projeto: Serviços Profissionais Nextios (DevOps, Banco De Dados, Arquiteto de Soluções, SYSAdmin), além de recursos de AWS como EC2, S3, API Gateway, EKS, Lambda, e Serviços de Banco de Dados Gerenciados RDS.

  • Benefícios e resultados

    – Redução de custos para o setup, que seriam difíceis de serem absorvidos em um modelo on premise;

     

    – Redução de prazos para disponibilização de novos recursos, que permitem uma atuação mais estratégica e proporcionam uma capacidade muito maior de atendimento na plataforma;

     

    – Alta disponibilidade: aumento de capacidade/escalabilidade para 100x mais clientes;

     

    – Com a disponibilidade da plataforma, hoje aproximadamente 2 mil usuários são atendidos diariamente, com estimativa e capacidade de receberem 50.000 usuários até o final do ano (2023);

     

    – Os clientes da PAGME já movimentaram mais de R$ 500 milhões, enquanto os clientes da plataforma operaram mais de R$ 1 bilhão;

     

    – O projeto de migração de novos workloads promove a redução de custos para o cliente final da Fourbank, garantindo mais agilidade, escalabilidade na entrega do serviço e suporte. A expectativa é de que esse novo projeto proporcione redução de até 25% aos clientes no custo com suas operações de infraestrutura.

Pronto para evoluir?

Fale com um especialista e dê o primeiro passo para a sua transformação digital.

Entre em contato