Sodré Santoro

Conheça o case da Nextios

Conheça o case da Nextios
Topo

Sobre nosso cliente

A Sodré Santoro é a maior organização de leilões da América Latina. Pioneira no segmento, foi responsável por tornar os processos de vendas em leilões de veículos, imóveis e materiais diversos mais acessíveis ao público. Tradição, confiança e inovação são pontos que a Sodré Santoro valoriza na busca de um serviço de qualidade cada vez melhor aos seus clientes.

Desafio

A equipe da Sodré Santoro tinha uma escalabilidade insuficiente à demanda em suas aplicações com o uso do modelo on-premise para seus ambientes de TI. Em primeiro momento, na busca de entrega de mais agilidade, autonomia e segurança, realizaram a migração dos ambientes de TI on premise para data center tradicional. Contudo, após a migração para data center tradicional, continuaram a enfrentar dificuldades em relação a autonomia, escalabilidade e gestão dos recursos que acompanhassem a velocidade demandada pelo crescimento do negócio.

Ter uma aplicação mais estável para a gestão de todo o leilão online (e presencial, quando realizado) com mecanismos que garantissem a performance da aplicação em toda sua complexidade, era fundamental para Sodré Santoro se manter à frente do mercado. Para viabilizar a aceleração do amadurecimento tecnológica da empresa, puxando uma nova visão de negócio, foi iniciada a busca de um player de cloud púbica de hiperescala para uma nova migração.

Ao avaliar os principais diferenciais do mercado e referências de sucesso, a Sodré Santoro escolheu a AWS – Amazon Web Services e a Nextios, parceiro com competências AWS MSP, AWS Storage e práticas comprovadas do AWS Well-Architected Framework, para apoiar na transformação da sua principal aplicação de negócio.

O novo ambiente deveria garantir resiliência, estabilidade, escalabilidade e performance da aplicação para os clientes da Sodré Santoro nos processos de consulta de imagens, envios de lances e participações em diferentes lotes e leilões, entre outros, sem perder de vista a flexibilidade e agilidade com governança e otimização de custos.

Solução

A Nextios atuou no mapeamento detalhado dos ambientes de TI da Sodré Santoro que rodavam em Data Center tradicional. A partir deste diagnóstico, foi realizada a validação de baseline e due dilligence para convergência de estratégia de migração a ser adotada, dentro das premissas dos 7R´s.

A partir da definição de arquitetura de referência alinhada aos resultados esperados para os negócios da Sodré Santoro, foi desenvolvido planejamento com definição de prioridades, mapeamento de risco, classificação por aplicações e grupos para então execução do projeto.

Na migração para a AWS, como destaque, foram utilizados métodos de repurchasing para processamento de logs com ELK e monitoramento com Dynatrace, replatform com transformação do banco de dados para RDS e, refactoring com transformação do load balancer para comunicação da aplicação em arquitetura com microserviços e particionamento de bases.

No projeto de migração, também houve aprimorando das camadas de segurança com configuração e manutenção de políticas de acesso, criptografia com o uso do AWS KMS, firewall e backup automatizado com uso de Lifecicle Manager.

Com a migração e go-live em ambiente AWS, a Sodré Santoro passou a ter alta disponibilidade, custos otimizados e configurações para continuidade do negócio incluindo monitoração, backup e restore, automação de ambientes. Tais mudanças permitiram a evolução contínua e sustentável da estratégia e processos de tecnologia da Sodré Santoro, que agora conta com a parceria da Nextios, consumindo serviços de migração e de gestão AWS para obter o máximo de performance e a melhor experiência para equipe de TI, além dos seus clientes corporativos e clientes finais.

Benefícios

  • 01

    Em 15 dias após a migração para a AWS, houve redução de consumo de CPU de 70% para 40% , representando uma redução de quase 50% no número de instâncias;

  • 02

    Otimização de recursos de TI e ganhos com alta disponibilidade e resiliência da aplicação;

  • 03

    Modernização da arquitetura de TI com uso de microsserviços e automação de ambientes

  • 04

    Flexibilidade nos ambientes de TI para lançar uma nova aplicação de delivery da Sodré Santoro, 100% em ambiente AWS, reduzindo o time to market e time do revenue com investimento otimizado

Depoimento

Após a reabertura da economia e a liberação de demanda represada pelas empresas na aquisição de veículos no leilão, foi possível suportar o pico de crescimento de volume de cadastros, lotes de vendas em leilão e outros aumentos de requisições graças ao dimensionamento da aplicação otimizada na AWS com a migração e gestão de ambiente executadas pela Nextios.

Flavio Santoro

Diretor na Sodré Santoro

Se interessou em conhecer como podemos apoiar seu negócio?

FALE COM O TIME NEXTIOS! Vamos construir um futuro mais tecnológico, eficiente e sustentável?

Conheça mais cases da Nextios