DIGIO

Agilidade e transformação em Serviços Financeiros com a parceria da Nextios

Banco Digio

Sobre nosso cliente

O Digio é uma plataforma digital de serviços financeiros com múltiplos produtos e serviços para consumidores. Denominada como “bantech”, tem como características a solidez dos bancos e a agilidade das fintechs. Com um time apaixonado por tecnologia, tem como principal missão descomplicar a relação entre pessoas e serviços financeiros.

Desafio

Na frente de jornada para a nuvem, o Banco Digio precisava evoluir seus workloads de TI do modelo on premise para um modelo com possibilidade de ganhos de escalabilidade de infraestrutura e agilidade para, assim, suportar as mudanças e movimentações exigidas pelo mercado de serviços financeiros.

Era preciso aumentar a estabilidade, a disponibilidade e a performance dos serviços, garantindo uma melhor experiência ao usuário final. Mas o processo moroso, de até 30 dias, para qualquer tipo de alterações de produtos era um fator complicador nesse processo.

Também era necessário aprimorar os parâmetros de segurança para atender as normativas do mercado financeiro como BACEN (4.658), além dos parâmetros de governança do Grupo CBSS e da LGPD. O desafio, então, era construir uma solução escalável, garantindo o acréscimo e o decréscimo dos recursos computacionais de forma a atender à necessidade imediata do negócio.

Já na frente de Modernização de Workloads Windows, necessária para a evolução do projeto de migração, era necessário realizar o refatoramento dos workloads do modelo tradicional para serviços Cloud Native, além da necessidade de otimizar a arquitetura para permitir maior estabilidade, disponibilidade e performance.

Solução

Para entender os melhores caminhos que levariam à agilidade e à segurança demandadas para essa modernização, o Digio buscou na Nextios a parceira de serviços profissionais e gerenciados AWS para uma avaliação completa de seu ambiente de TI.

Com o serviço de migração para ambiente AWS, baseado nos cinco passos para migração eficiente para a nuvem, foi possível a construção de uma arquitetura mais sofisticada, inteligente, automatizada e conectada aos reais desafios de negócio.

A escolha da Amazon Web Services (AWS), líder no quadrante mágico do Gartner para nuvem pública, deu-se pela familiaridade da equipe de tecnologia do Digio com a nuvem AWS, além da compatibilidade com os estudos econômico e financeiros que se mostraram viáveis para o cumprimento de variáveis de segurança, redundância e agilidade (que aprimorassem o modelo de melhoria contínua), características do negócio de um banco digital.

A Nextios planejou e implementou uma arquitetura, com estratégias de migração para os diferentes workloads e aplicações, e abordagens como rehosting, replatform e refactoring.

Uma das abordagens de destaque foi a evolução e modernização dos workloads para Windows on AWS ao transformar as camadas de arquitetura de modo a garantir otimização de conhecimento técnico, custo operacional e de aprendizado da equipe, acelerando o foco nas entregas de produtos que geram mais receita para o negócio. Neste processo, também houve utilização de componentes como o Amazon Relational Database Service (RDS), AWS Lambda, Amazon Elastic Container Service (Amazon ECS), Amazon API Gateway, Amazon S3 e Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), além de diversos outros serviços em ambientes multi-AZ. O resultado foi um ambiente com alta disponibilidade e proteção contra falhas, seguindo as melhores práticas aderentes ao Payment Card Industry – Data Security Standard (PCI-DSS) e de governança de TI.

A equipe do Digio ainda contratou os serviços de Gestão AWS e Squad DevOps da Nextios para garantir a evolução contínua do negócio, suportado por melhores processos e práticas no uso de tecnologia.

  • Benefícios / Resultados

    Ganhos em performance, segurança, disponibilidade e confidencialidade dos dados nas rotinas e serviços do Banco Digio, reduzindo em 26%* o volume processado na janela de integração nas madrugadas.

    Redução de custos*, esforço e aumento da resiliência, com a criação de um modelo de trabalho mais fluído entre equipes de TI e equipes das linhas de negócio do banco digital.

    No quesito Storage, que apresentava os maiores gargalos devido à incapacidade e falta de flexibilidade de expansão do antigo ambiente, houve grandes melhorias após o uso do Amazon Elastic Block Store (EBS), configurado também para disponibilidade multi-AZ. Com ganhos em estabilidade para o ambiente, além de incremento na segurança operacional, foi implantada a garantia de durabilidade e disponibilidade dos dados. Essa disponibilidade gerou a diminuição do RPO de 24h para 30 minutos e RTO de 1 hora e 20 minutos*.

    A Agilidade para testar (QA) e liberar para produção (deploy) em menos tempo, com equipes simultâneas, sem gerar impacto ao usuário.

    E, por fim, maior estabilidade e confiabilidade dos serviços para o usuário final.

    *Métricas alcançadas logo após a migração do ambiente on premises para a nuvem.

VAMOS CONVERSAR?

Não importa o tamanho do ambiente da sua empresa, a Nextios tem a solução ideal para o seu negócio! Conte com um dos principais parceiros da AWS no Brasil e na América Latina.

FORMULÁRIO DE CONTATO