digio

Conheça o case da Nextios

Conheça o case da Nextios
Topo

Sobre nosso cliente

Denominada como “bantech” tem como característica a solidez dos bancos e agilidade das fintechs. Apaixonados por tecnologia tem como principal missão descomplicar a relação entre pessoas e serviços financeiros.

Desafio

• Evoluir os workloads de TI do modelo on premise para modelo com possibilidade de ganhos de escalabilidade de infraestrutura e agilidade para suportar as mudanças e movimentações exigidas pelo mercado de serviços financeiros

• Processo moroso de até 30 dias para qualquer tipo de alterações de produtos

• Aumentar estabilidade, disponibilidade e performance dos serviços, garantindo uma melhor experiência ao usuário final;

• Aprimorar os parâmetros de segurança para atender as normativas do mercado financeiro como BACEN (4.658), além dos parâmetros de governança do Grupo CBSS e da LGPD;

• Construir solução escalável, garantindo o acréscimo e decréscimo dos recursos computacionais de forma a atender à necessidade imediata do negócio.

Solução

Para indicar os caminhos de obtenção de agilidade e segurança demadadas, o digio buscou na Nextios a parceira de serviços profissionais e gerenciados AWS para avaliação completa de seu ambiente de TI.

Com o serviço de migração para ambiente AWS, os 5 passos para migração eficiente para a nuvem viabilizaram a construção de uma nova arquitetura mais sofisticada, inteligente, automatizada e conectada aos reais desafios de negócio, além dos desafios de tecnologia.

A escolha da Amazon Web Services (AWS), líder no quadrante mágico do Gartner para nuvem pública, deu-se pela familiaridade da equipe de tecnologia do digio com a nuvem AWS além da compatibilidade com os estudos econômico financeiros que se mostraram viáveis para o cumprimento de variáveis de segurança, redundância e agilidade que aprimorassem o modelo de melhoria contínua inerentes ao negócio de um banco digital.

A Nextios planejou e implementou uma arquitetura, utilizando nas estratégias de migração para os diferentes workloads e aplicações, abordagem como rehosting, replatform e refactoring.

Uma as abordagens de destaque foi a evolução dos worklods para Windows on AWS ao transformar as camadas de arquitetura de modo a garantir otimização de conhecimento técnico, custo operacional e de aprendizado da equipe, acelerando o foco nas entregas de produtos que geram mais receita para o negócio. Neste processo também houve utilização de componentes como o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) e Amazon Elastic Block Store (EBS) para armazenamento dos dados, além de diversos outros em ambiente multi-AZ, resultando assim em um ambiente com alta disponibilidade e proteção contra falhas com as devidas configurações de políticas e regras de segurança e governança, aderentes a todas as melhores práticas de segurança e governança de TI (PCI-DSS).

Após a migração de diferentes workloads e aplicações, a equipe do digio ainda contratou os serviços de Gestão AWS e Squad DevOps da Nextios para garantir a evolução contínua do negócio, suportado por melhores processos e práticas no uso de tecnologia.

Benefícios

  • 01

    Ganhos em performance, segurança, disponibilidade e confidencialidade dos dados, rotinas e serviços do Banco digio reduzindo em 26% o volume processado na janela de integração nas madrugadas

  • 02

    Além da redução de custo, esforço e aumento da resiliência criou-se modelo mais fluído o trabalho entre equipes de TI e equipes das linhas de negócio do banco digital

  • 03

    A agilidade para testar (QA) e liberar para produção (deploy) em menos tempo, com equipes simultâneas, sem gerar impacto ao usuário.

  • 04

    No quesito Storage, onde tinha os maiores gargalos devido a incapacidade e falta de flexibilidade de expansão do antigo ambiente, houve grandes melhorias após o uso do Amazon Elastic Block Store (EBS), configurado também para disponibilidade multi-AZ. Com ganhos em estabilidade para o ambiente, além de incremento na segurança operacional, foi implatada garantia de durabilidade e disponibilidade dos dados. Essa disponibilidade gerou a diminuição do RPO de 24h para 30 minutos e RTO de 1 hora e 20 minutos.

Depoimento

A Nextios nos permitiu alinhar esses passos através da tecnologia e da digitalização pensando nas reais necessidades do Banco digio. Foi essencial trabalhar com uma referência do mercado no quesito de serviços cloud, como a AWS como plataforma, que propõe maior automação e produtividade

Eduardo de Amorim

Gerente de infraestrutura do Banco digio

Se interessou em conhecer como podemos apoiar seu negócio?

FALE COM O TIME NEXTIOS! Vamos construir um futuro mais tecnológico, eficiente e sustentável?

Conheça mais cases da Nextios