ConnectPlug

Eficiência operacional e otimização de custos na parceria com a Nextios.

RUNTEC

Sobre nosso cliente

A ConnectPlug, fundada em 2015, é um ecossistema de soluções em software para Food Service e Lojas de Varejo, presente em 100% dos estados brasileiros, trabalhando em parceria com milhares de clientes ativos nas mais diversas regiões e áreas de atuação como restaurantes, bares, lanchonetes e diversos estabelecimentos do comércio varejista em geral.

Com ampla presença no segmento de food services, a plataforma SaaS (software como serviço) com um sistema de ponto de venda (PDV) e um sistema de gestão oferece ferramentas como a integração de pedidos em diversos marketplaces, plataformas de autoatendimento e soluções para cardápios e comandas digitais, totalmente integrados com o sistema de gestão de cozinha.

Desde 2021, a ConnectPlug faz parte do ecossistema da Locaweb Company.

Desafio

Desenvolvendo softwares com foco em gestão de vendas, emissão de notas fiscais, financeiro, estoque, entre outros, a ConnectPlug tinha o desafio de reduzir o custo de sua operação que, no dia a dia, acumulava um gasto mensal alto. Com seu ambiente já na nuvem AWS, a empresa tinha o desafio de identificar como os recursos estavam sendo utilizados e como este uso estava impactando os custos da empresa.

A solução, que a princípio foi desenvolvida para o mercado de food services, ficou completa e robusta e passou a atender outros segmentos com grande foco em pequenas e médias empresas. Em 2020, a empresa apresentou forte crescimento e gerou receita anual recorrente (ARR) de R$ 4 milhões.

Para promover uma gestão financeira eficiente do consumo das tecnologias em cloud, a empresa viu a necessidade de contar com um parceiro estratégico como a Nextios.

Solução

Muitas empresas encontram dificuldades em realizar a gestão dos custos de forma eficiente, devido à elasticidade destes custos, à quantidade de features disponíveis nas nuvens e à complexidade das tecnologias envolvidas. Assim, o time de projetos da Nextios, em uma frente de serviços de consultoria, realizou um mapeamento para entender os desafios e possibilidades de ação para aplicar uma gestão financeira eficiente do consumo das tecnologias em cloud (modelo operacional conhecido como FinOps).

O principal caminho apontado para a gestão eficiente foi utilização do programa Amazon Web Services Enterprise Discount Program (EDP), um programa personalizado de descontos em serviços de nuvem da AWS para proprietários de contas da AWS comprometidos com alto volume e gastos de longo prazo com a AWS.

A equipe técnica também apoiou na análise do Amazon Relational Database Service (Amazon RDS), com recomendações de melhorias no ambiente, como:
- Verificação e indicação de reservas de instância;
- Análise de performance do ambiente (com base nas métricas enviadas);
- Recomendações de correção/alteração do modelo de armazenamento;
- Apoio na configuração e aumento de storage no Amazon RDS;
- Entre outros.

Foram identificadas grandes possibilidades de ação para a redução de custos, na frente de Serviços Profissionais Nextios AWS, avaliando ambientes superdimensionados e os serviços sem uso. Houve mudança no ambiente, que passou para a região Leste dos EUA (Norte da Virgínia), em que a AWS possui 6 zonas de disponibilidade. A empresa passou a utilizar, também, os processadores AWS Graviton, projetados pela AWS para oferecer a melhor relação preço/performance para seus workloads em nuvem em execução no Amazon EC2.

Com a eficiência operacional promovida pelo FinOps, e com todo o crescimento da empresa, identificaram a necessidade de construir uma ferramenta de Business Intelligence (BI) robusta, que possibilitasse a preparação, mineração, gerenciamento e visualização de dados, para oferecer uma solução que facilitasse a tomada de decisão orientada por dados aos clientes. Ao buscar soluções no mercado, encontraram a QuickSight, da AWS, um produto de BI nativo da nuvem totalmente gerenciado, com segurança, disponibilidade global e redundância integrada, que oferece aos tomadores de decisão a oportunidade de explorar e interpretar informações em um ambiente visual interativo. De janeiro a junho de 2022, a equipe da ConnectPlug trabalhou no desenvolvimento e lançamento, com sustentação da Nextios em um trabalho mais consultivo.

  • Benefícios / Resultados

    Com a eficiência operacional promovida pelo FinOps, a ConnectPlug alcançou ganhos de visibilidade para alocar com precisão os custos; otimização de custos com oportunidades de melhoria; mais governança com a automação de medidas de controle de custos; e alta disponibilidade, com maior tolerância a falhas e baixa latência.

    Com a implantação do EDP, a empresa obtém economias de escala sustentáveis à medida que aumenta suas operações de negócios na nuvem, otimizando seus investimentos na nuvem da AWS.

    Hoje, a empresa trabalha com um ambiente super enxuto, de forma saudável, sem nenhuma crise, e já soma uma redução de aproximadamente 50% da média mensal (de USD 5k para USD 2,2k dólar/mês).

    Com o novo passo da empresa, utilizando a ferramenta de BI Quicksight, a expectativa é um ganho significativo de billing para os clientes, principalmente da base enterprise da empresa, por trazer um preço muito competitivo no mercado.

Depoimentos

“Contar com o apoio da Nextios em frentes de redução de custos com a gestão de bancos, com muita parceria e com a confiabilidade de uma equipe de especialistas capacitados, foi essencial para conseguirmos montar um plano de médio e longo prazo de uso de recursos para nos preparar e rodar os novos projetos. Com a estrutura pequena que possuímos na empresa, isso não seria possível. A Nextios tem sido decisiva como uma parceria de consultoria estratégica para nós”.


Rafael Hasson, cofundador e CEO da ConnectPlug

VAMOS CONVERSAR?

Não importa o tamanho do ambiente da sua empresa, a Nextios tem a solução ideal para o seu negócio! Conte com um dos principais parceiros da AWS no Brasil e na América Latina.